20120416

Responda dentro de seu grupo os seguintes dilemas morais:
a)Um grupo de vinte turistas tenta sair de uma gruta situada na costa, a beira-mar. O líder do grupo fica preso na estreita abertura da gruta, sem conseguir mexer-se, para dentro ou para fora. A maré enche. Todos se apercebem de que, se não saem rapidamente da gruta, acabarão por morrer afogados. Desesperados, encontram na gruta um isqueiro e um pau de dinamite. Se o usarem para liberar a saída, morre o líder, mas o restante dos membros do grupo talvez se salvem. Se nada fizerem, todos morrer, excepto o líder, que já ta com a cabeça de fora. Como devem proceder?

Resposta: É muito difícil se chegar a esse tipo de resposta, pois para salvar alguns outros podem morrer; mas como o líder poderia ser nós mesmos decidimos que salvaríamos o grupo todo e o líder acabaria por morrer, pois em meio a esse grupo podem ter crianças e pessoas de idade.

b)Um navio de passageiros embate num iceberg. Os trinta sobreviventes, entre os quais se inclui o capitão do navio, tem de se apertar num único barco salva-vidas em condições, destinado a servir apenas sete pessoas. Rapidamente se torna evidente que o barco não aguenta muito tempo com tanto peso, sobretudo perante a ameaça de uma tempestade iminente. Se nada se fizer, o barco depressa vai ao fundo e todos acabarão por morrer. O capitão tem uma arma de fogo. Como deve agir?

Resposta: Ofereceríamos a arma para se alguém quisesse se suicidar, se o numero de pessoas que se suicidasse fosse o suficiente para os outros completarem o barco tudo bem, mas se o numero de pessoas ainda fosse grande não salvaríamos ninguém e todos acabariam por morrer.

c)Um amigo lhe conta um segredo e você promete não contar a ninguém. Ele conta que tirou nota integral na prova porque colou. Sabendo da amizade, a professora, desconfiada, procura você e pergunta se o seu amigo colou. O que você faz?

Resposta: Não contaria a verdade para a professora apesar de isso ser errado, porem se você confia em seu amigo e fosse o contrario com certeza ele também não o entregaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário